O jornalista Nikcolas Santos conta a história de Almiro Grings na Revista Atua

O jornalista Nikcolas Santos conta a história de Almiro Grings na Revista Atua

20/01/2022

Foto: Leo Beraldo/Cromalux

O artigo de Nikcolas, que tem como título: “Almiro Grings, dos alimentos à fé” conta a trajetória do empresário gaúcho que criou o Caminho da Fé e a fábrica de alimentos saudáveis Grings Alimentos além da Loja Grings, que vende produtos do mesmo segmento (alimentos saudáveis).

Ele começa dizendo que a trajetória de Almiro Grings pode ser definida como “uma vida de criações e paixões” e, ao longo do texto, Nikcolas conta a história do peregrino Almiro até os dias de hoje. Uma bela história que Almiro contou a Nikcolas em uma conversa amiga que aconteceu aqui, na Pousada do Peregrino, em outubro de 2021.

Por isso, colocamos aqui no blog o artigo de Nikcolas na íntegra, para que você também conheça essa biografia com todos os detalhes que ela tem...

ALMIRO GRINGS, DOS ALIMENTOS À FÉ

Empresário gaúcho ganhou destaque com o Caminho da Fé e com loja de alimentos saudáveis

Uma vida de criações e paixões. Assim dá para se definir a trajetória de Almiro Grings. Nascido em Horizontina, no interior do Rio Grande do Sul, a primeira paixão de Almiro foi a produção de alimentos na fazenda comandada pelo seu próprio pai. Passada a infância no ambiente rural, Grings se graduou em Ciências Contábeis, em Porto Alegre e se mudou para São Paulo.

Na capital paulista, por influência de um vizinho, surgiu a segunda paixão: a apicultora. Inicialmente era só um hobby, mas acabou virando uma importante fonte de renda. Buscando evoluir no cultivo de abelhas, Almiro vem para São João da Boa Vista e, nesse contexto de novas oportunidades, surge, em 1995, a primeira criação: a Grings Alimentos Saudáveis. ‘Eu sempre trabalhei junto com a minha família. Nós colocamos uma loja de produtos naturais, que ainda hoje existe em São João. Hoje é 'tocada' pela minha filha. Depois pusemos mais uma loja em São Paulo, que foi gerenciada pelo outro filho. A partir daí, nós começamos a embalar produtos naturais e isso também foi crescendo de tal forma que se tornou uma atividade importante comercialmente. A partir daí surgiu a Grings Alimentos Saudáveis, que fica no Distrito Industrial de São João", contou Almiro.

Com o passar do tempo, a unidade de São Paulo foi fechada. Atualmente está em funcionamento apenas a loja e a indústria em São João, mas os produtos são distribuídos em oito estados diferentes. Dentre os alimentos fabricados pela Grings estão a granola, a aveia, o arroz integral e o açúcar orgânico.

A opção por esse tipo de produto se deu por causa da apicultura. ‘Nós estávamos com o mel, que foi o ponto de partida. E o mel você não pode jamais confundir com feijão, arroz, batata(...) com o mel só combina os produtos naturais’, explicou. ‘E também uma tendência de família, nós sempre tivemos horta como hobby (...) na vida eu acho que a gente é levado. E nós fomos levados pela tendência aos produtos naturais, gosto pelos produtos naturais", completou.

O CAMINHO DA FÉ

A segunda criação de Almiro Grings - essa nacionalmente conhecida - é o Caminho da Fé. Almiro percorreu duas vezes o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Inspirado pelas experiências espirituais vividas, em 1998, resolveu criar algo semelhante no Brasil.

Na ocasião, Grings era presidente da Associação Comercial, Industrial e Rural de Águas da Prata e pensava em alguma ação que fomentasse o turismo. Ele juntou, então, o útil ao agradável. ‘Quando você desenvolve um projeto, você tem que pensar na viabilidade econômica também. E pensando, meditando eu pensei que era algo [Caminho da Fé] que tinha que dar certo, não podia falhar. Eu juntei um grupo de amigos e expus a ideia e eles toparam. Aí nós começamos a pôr no papel, desenvolver o projeto, fazer contatos, principalmente com prefeitos e párocos ao longo do Caminho. Nós traçamos uma linha de Águas da Prata a Aparecida, com o caminho mais curto. E os prefeitos, para surpresa de todo mundo, todos toparam’, relatou.

O Caminho da Fé foi oficialmente iniciado em 2003 e tem como destino a cidade de Aparecida do Norte, interior de São Paulo, onde fica o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Atualmente, existem 17 ramais, ou seja, pontos de partidas diferentes. Mas todas as rotas se encontram, em algum local, com o ramal principal, que é o de Águas da Prata.

Em cada município que integra os percursos, há pousadas e hotéis para acolher os peregrinos. Fazer o Caminho é para alguns um momento de praticar a fé em Nossa Senhora. Para outros, é um momento de meditação ou até mesmo de buscar soluções para problemas. ‘Às vezes pessoas com depressão vêm aqui [Caminho da Fé] buscar uma solução, pessoas com problemas de saúde vêm aqui pedir graça, casais em desarmonia vêm caminhar juntos para ver se acham uma solução. Então, isso realmente anima, me causa uma imensa satisfação. Foi o que de mais grandioso eu fiz na vida’, declarou Grings.

APOSENTADORIA

Hoje em dia, Almiro Grings está aposentado da administração da Grings Alimentos Saudáveis e também do Caminho da Fé. Esporadicamente, ele dá uma assessoria financeira aos filhos na condução da loja. Como sempre foi amante da produção rural, Almiro ainda gosta de cuidar de uma horta e de brincar com o seu cachorro. ‘Eu tenho uma horta, passeio com meu cachorrinho, falo com ele, ele concorda com tudo que digo e não me contesta nunca’, brincou.

Antes de se aposentar, Almiro criou uma pousada em Águas da Prata para acolher e fazer o credenciamento dos peregrinos que iniciariam o Caminho da Fé. Agora, o estabelecimento está sob o comando do filho dele.”